quinta-feira, junho 24, 2010

A ver: Chase Jarvis TECH: Complete Workflow for Photo and Video

Slash

Ontem fui fotografar um dos meus ídolos de sempre o guitarrista Slash. O concerto foi no coliseu de Lisboa num ambiente muito intimista, e com Slash a tocar algumas das melhores musicas dos Guns N'Roses e do seu álbum a solo. Em termos fotográficos foi fantástico, podemos tirar fotografias nas primeiras três musicas e ele sabe muito bem gerir a imagem que tem, colaborando connosco, esteve quase sempre na boca de palco e em certas alturas quase que lhe tocava com a máquina.
Foi mesmo um grande concerto que teve o momento alto com a musica Sweet Child O'Mine e Paradise City a fechar o concerto.









sexta-feira, junho 18, 2010

José Saramago: 1922-2010

A minha homenagem a um grande escritor. Foto tirada há cerca de 2 anos numa conferência em Lisboa.

sábado, junho 05, 2010

Partida de militares

Esta semana fui mais uma vez fotografar a partida de tropas Portuguesas para missão no exterior. Os cerca de 160 militares estavam de partida para o Líbano para uma missão de 6 meses. Normalmente fotografamos a sempre emocionante despedida das suas famílias, onde normalmente dá sempre fotos com emoção e lágrimas e depois o embarque no avião. Devido a um erro na agenda quando lá cheguei já tinha sido a despedida destes das suas famílias e eles já se encontravam num armazém formados para ouvirem as palavras de despedida de um general. Sem a parte das despedidas foi preciso "inventar" um pouco mais e puxar também um pouco mais pela criatividade pois as fotos ditas "fáceis" não as tinha podido fazer. No interior do armazém e com o normal recurso à grande angular consegui ter ângulos e composições engraçadas sem comprometer a informação nas fotos, assim como o recurso á técnica de panning onde baixei a velocidade de obturação para dar movimento á foto e também o uso de tele-objectiva com recurso a aberturas grandes para dar uma baixa profundidade de campo. No exterior joguei com as sombras dos militares no chão e na ultima foto que aqui apresento fiz a medição pontual ao céu mas baixei bastante a exposição para criar um efeito ainda mais de contra luz e silhueta.
Não sou fotojornalista assim à tanto tempo mas há serviços que já são quase rotina e quando isso acontece é preciso reinventarmos-nos para podermos continuar a ter sucesso e isto aplica-se a tudo na vida.